A celebração aconteceu nessa sexta-feira, 11, no Ginásio Municipal Félix Eno Koch.
Em uma noite marcada por emoção, memórias e esperança no futuro, o Instituto Estadual Alfredo Oscar Kiefer comemorou seus 33 anos de fundação, reunindo autoridades, comunidade escolar e convidados em uma celebração que reforça o compromisso da instituição com a formação de cidadãos críticos e conscientes. A celebração aconteceu nessa sexta-feira, 11, no Ginásio Municipal Félix Eno Koch.
Fundado em 10 de abril de 1992, inicialmente como Escola Estadual de 1º Grau São José do Hortêncio, o instituto vem ao longo das décadas expandindo seus horizontes e consolidando sua atuação como referência em educação no município. Um dos marcos dessa trajetória foi a implementação do ensino médio no ano 2000, ampliando as oportunidades de aprendizagem para os jovens da região.
A cerimônia, contou com a presença da prefeita municipal, Ester Elisa Dill Koch, secretária de Educação, Cultura e Desporto, Viviane Flores, secretária de Saúde, Verônica Engeroff Koch, vereadores, além de outras autoridades locais, pais, professores, alunos e ex-alunos. A Segunda Coordenadoria de Ensino foi representada pela coordenadora adjunta, Adriana Coimbra, chefia de gestão pedagógica, Elson Selch e pela chefia de pessoas, Maria José Fernandes dos Reis.
A diretora Dirlene Deckmann Lermen e a vice-diretora Adriana Koch Hanauer destacaram em seus discursos a importância do trabalho coletivo e da parceria com a comunidade para os avanços conquistados ao longo desses anos. A prefeita Ester e a secretária Viviane enalteceram o papel que o Instituto tem na construção de uma educação de qualidade para as crianças e jovens de São José do Hortêncio.
Entre os momentos marcantes da noite estiveram as apresentações da Orquestra Municipal – coordenada por Rafael Schafer e mantida pela Prefeitura e pela Associação Cultural de São José do Hortêncio – e dos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, sob orientação da professora Simone Elisa Koch, que emocionaram o público com suas performances.
Um dos destaques do evento foi o simbólico ritual da cápsula do tempo, conduzido pela equipe diretiva. Nele, mensagens escritas por estudantes, colaboradores e pessoas da comunidade foram seladas com a promessa de serem abertas no futuro, como uma forma de preservar os sonhos e sentimentos vividos neste aniversário especial. A previsão é de que a cápsula seja aberta em 10 de abril de 2042, no cinquentenário do instituto.
A celebração contou com o apoio de parceiros como Banrisul, Mercado São José, Vander Sonorização, Valle Vita e o fotógrafo Moacir Johann, que registrou os momentos mais especiais da noite.
Ao completar 33 anos, o Instituto Estadual Alfredo Oscar Kiefer reafirma seu lema – “Ensino que expande horizontes” – e segue como um farol de conhecimento, inspiração e transformação para toda a comunidade hortenciense.
Fotos Moacir Johann